Edu Sampaio

O professor Eduardo Sampaio cursou Graduação em Letras (habilitação português/inglês e suas respectivas literaturas) na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) entre os anos de 1998 e 2001.

Foi bolsista do CNPq durante três anos, sob orientação da Prof. Dr. Maria Francisca Oliveira Santos, oportunidade que lhe permitiu participar de vários encontros científicos, além de organizar um livro, intitulado Pesquisas Linguísticas: a interatividade da sala de aula (Edufal 2002), no qual publicou dois dos seis artigos que compõem a obra.

Ainda em 2001 foi aprovado na seleção para o Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFAL, na modalidade de Mestrado strictu senso. Nesse nível, cursou com louvor todas as disciplinas exigidas pelo Programa: Metodologia da Pesquisa em Linguística, Teorias e Métodos em Linguística, Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas, Discurso e Interação na Sala de Aula, Análise da Conversação e Fundamentos Epistemológicos da Pesquisa Científica.

Nos anos seguintes, além das constantes pesquisas – que possibilitaram (e possibilitam) ao autor diversas publicações em jornais, rádios, revistas e periódicos científicos do país –, dedicou-se ao magistério de Língua Portuguesa em colégios particulares, escolas superiores e cursos preparatórios presenciais em Maceió e Arapiraca – Alagoas – e telepresenciais (via satélite) para todo o Brasil.

Breve histórico

 

Filho do comerciante Benedito Guedes e da professora e política Olga Sampaio, o professor Eduardo Sampaio nasceu em Maceió e é o último dos cinco filhos do casal. Viveu a infância e a adolescência em Novo Lino, pequeno município na divisa entre Alagoas e Pernambuco. Na cidade de seus pais, construiu as infantes amizades e estudou as primeiras letras.

Da 6ª série do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, estudou na Escola Cenecista Prof. Ivon Ferreira Lins, em Palmares-PE (terra do poeta modernista Ascenso Ferreira). Em 1998, mudou-se para Maceió e ingressou no Curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas. Em 2001, foi aprovado na seleção para o Mestrado em Linguística na mesma universidade.

A partir de 2003, inicia sua atividade docente, lecionando Literatura Brasileira no Colégio Maria Montessori e Língua Portuguesa no Pré-vestibular Impacto Curso em Maceió, atividades que exerceu até 2007.

De 2004 a 2010, atuou como professor de Língua Portuguesa no ensino médio do Colégio Santa Madalena Sofia (Rede Damas) também em Maceió. A partir de 2009, integrou-se ao Fismat Curso, pré-vestibular do interior alagoano, na cidade de Arapiraca.

Em 2010, começou a ministrar palestras e cursos corporativos (de atualização e aprofundamento) para empresas públicas e privadas, entre as quais se destacam: Escola Superior de Magistratura do Estado de Alagoas (ESMAL), Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJ-AL), Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), Companhia de Petróleo Brasileiro S/A (Petrobras) e Banco Santander.

Ainda neste ano, dá início às suas primeiras aulas via satélite, por meio do sistema Residência Saúde. Em 2011, compõe o corpo docente da Academia de Oficiais da Polícia Militar de Alagoas, ministrando a disciplina Língua e Comunicação para os alunos do Curso de Formação de Oficiais (C.F.O.).

Desde 2005, porém, mantém aquele que é, hoje, seu maior empreendimento como docente: o curso de atualização e aprofundamento Português com Eduardo Sampaio, com turmas preparatórias para concursos públicos.

 
Desafio Linguístico
Newsletter
Cadastre-se e receba novidades em seu e-mail.
82 8816.3133 | 82 9912.0630
made in zeropixel