Geordanna Wanderley

Tema: O valor da humildade

A busca pelo poder firmou-se como a mola propulsora para o desenvolvimento da humanidade, e a sociedade contemporânea tem dado continuidade a esse processo. O capitalismo alimenta a ambição, ao rotular e valorizar apenas as pessoas com maior poder aquisitivo. Em meio a tal contexto, tem-se perdido a nobreza da humildade.

Querer se beneficiar das situações vivenciadas é inerente à natureza do homem. No entanto, essa característica, quando mal dosada, pode gerar o egoísmo, o individualismo exacerbado. A falta de modéstia e de pensamento coletivo possibilita a germinação da arrogância e do mau-caráter. Para alcançarem seus objetivos, muitas pessoas nem medem as consequências de seus atos, evidenciando, dessa forma, a máxima de que os fins justificam os meios, presente na obra “O Príncipe”, de Nicolau Maquiavel.

Esse comportamento vai de encontro às normas sociais vigentes, embora seja praticado com uma certa frequência. É devido a tal repúdio que muitos tentam mascarar seus feitos negativos e se promover por meio das “boas atitudes”. Surge, então, a falsa humildade, exemplificada em amizades dissimuladas e até em alguns políticos corruptos. Esses homens públicos, principalmente em anos eleitorais, buscam a aproximação com o povo e uma apresentação como pessoas simples apenas para garantir seus votos.

Ser humilde caracteriza-se por reconhecer-se, por aprender a conviver com as limitações dos outros e de si próprio. Tal forma de agir gera atitudes sábias. Por isso, é imprescindível que a família e a escola eduquem suas crianças com base na honestidade e no respeito, além de representarem, para os pequenos, um espelho de boas atitudes. Os cidadãos, assim, poderão reger uma sociedade em que exista um campo fértil para o florescer da humildade, perceptível em atitudes verdadeiramente solidárias.

_________________________________________________

Geordanna Silva Wandreley – Projeto Redação Nota Máxima (Turma 5/2014 – Arapiraca)

Conheça nossas turmas de Redação em Maceió e Arapiraca: http://edusampaio.com/2013/12/14/turma-exclusiva-para-redacao/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais de "Textos de Alunos"
O valor da humildade
Os sistemas de espionagem e o princípio de soberania das nações: um conflito cibernético em pleno século XXI.
A vida alheia e as urgências sociais.
Lixo: questão de cidadania e responsabilidade social.
Causas e efeitos do trabalho informal (Tema TRT-SC - técnico judiciário)
Quem julga sem equilibrar lucidez e sensibilidade não alcança a justiça.
Garanta sua vaga!

Insira abaixo suas informaçães para efetuar o pré-cadastro neste curso.

 
Desafio Linguístico
Newsletter
Cadastre-se e receba novidades em seu e-mail.
82 8816.3133 | 82 9912.0630
made in zeropixel