Dissertação-modelo 03: Desenvolvimento sustentável

Tema proposto:

As áreas urbanas do mundo vão mais que dobrar de tamanho em 2030. O motivo é o crescimento descontrolado da população mundial. aliado a um processo migratório desordenado de pessoas para as zonas urbanas. O impacto desse crescimento será mais intenso em cidades pequenas e médias, diz estudo divulgado por ocasião de um encontro sobre biodiversidade na Índia.

No entanto, para alguns, o fato de o planeta ser obrigado a urbanizar novas áreas pode representar uma oportunidade para o surgimento de cidades planejadas, mais verdes e saudáveis.

(Adaptado de g1.globo.com /…/)

Considerando o texto transcrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo que discuta

                          A FORMAÇÃO DE CENTROS URBANOS SUSTENTÁVEIS NO SÉCULO XXI.

Texto:

Com o advento de aglomerados humanos geralmente alocados nas periferias das cidades mundo afora, torna-se inevitável o debate sobre as políticas públicas para a construção de um espaço acolhedor e equilibrado, capaz de incluir, sem tumultuar. Essa não parece ser uma tarefa fácil, apesar dos projetos e debates recorrentes sobre o tema.

Há algumas décadas, cerca de 80% da população mundial habitava regiões rurais, contra aproximadamente 20% de citadinos. Esses números, de modo surpreendente, sofreram um completo revés em tão poucos anos, que a adaptação dos meios urbanos à nova realidade demográfica não se deu a contento.

 A falta de políticas de incentivo à prática agrícola, a maior possibilidade de comunicação entre o campo e a cidade, bem como os diversos atrativos que emanam das metrópoles, representam elementos propulsores da notória migração. Com efeito, lamentar o abandono campestre e ignorar o novo cenário não levará a um desfecho plausível. Grandes e até pequenos e médios municípios reclamam medidas socioeconômicas, educativas e ambientais que proporcionem melhorias significativas à vida de seus moradores.

É incontestável o fato de situações que envolvem crise acentuada exigirem soluções à altura. Desse modo, na impossibilidade de convencer grande parte da população a retornar às origens rurais, urgem ações capazes de associar a nova demanda populacional a um ambiente propício à convivência. Para isso, a criação de novos polos educacionais (técnicos e tecnológicos) deixa de ser algo importante e passa à categoria de medida essencial.

Uma população que não encontra oportunidade de trabalho nem vislumbra um horizonte promissor tende a comprometer o convívio pacífico, tanto na dimensão interpessoal, por meio das várias formas de violência, quanto na relação com o meio ambiente, promovendo verdadeiros desastres ecológicos. Assim, a humanidade do século XXI não pode prescindir de estratégias de sustentabilidade que agreguem e evitem o flagelo das massas e do próprio planeta.

Prof. Eduardo Sampaio, 24/10/13.

7 thoughts on “Dissertação-modelo 03: Desenvolvimento sustentável

  1. William disse:

    Bom texto , mas na minha opinião, a conclusão está bastante equivocada.
    Em momento algum do texto foi falado sobre “Oportunidade de trabalho” ou “formas de violência” , portanto, como pode o autor tirar conclusões a respeito desses aspectos visto que nem foram abordados no decorrer do texto ???

    • edusampaio disse:

      Oi, William! O que você entende por “A falta de políticas de incentivo à prática agrícola” (2º parágrafo) e “a criação de novos polos educacionais (técnicos e tecnológicos)” (4º parágrafo)? Não seriam alusões ao trabalho rural e técnico, por exemplo?

  2. Roberta disse:

    Me ajudou MT

  3. Yasmim Araújo disse:

    Ótimo texto, mas preciso entregar uma redação daqui a alguns dias e estou com muita dificuldade pra fazer. O tema é ” Desenvolvimento sustentável”. Já li e reli conteúdos sobre o assunto e continuo sem dar conta de redigir a minha redação. Alguma dica?

  4. daniel cruz disse:

    Ótimo texto. Estou buscando por artigos assim para aprimorar minha capacidade de redigir redações para concursos. Parabéns professor.

  5. Ivana Sílvia de Vasconcelos Cerqueira disse:

    Em inúmeras regiões do planeta Terra, a situação ambiental encontra-se em situação de risco. Em alguns países da África e da Ásia já não existe mais água potável e irmãos nossos morrem a cada instante. Sustentabilidade significa convivermos com toda a natureza, que nos abriga e da qual somos integrantes, harmonicamente. Trata-se de uma ideia de vanguarda para vencermos as nossas próprias dificuldades com possibilidades de ganho para todos. São poucos aqueles que respeitam às relações com o meio onde vivem, com o ar que respiram,com o alimento que ingerem ou com a água que consomem. No entanto, o assunto é muito importante e deve ser tratado com muito carinho, buscando soluções urgentes, porque está em jogo a nossa própria sobrevivência.
    Ivana Sílvia, 4 de fev. de 2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais de "Textos do Autor"
Veja mais uma dissertação modelo, a partir de um tema de concurso público.
O Natal não é o aniversário de Jesus: é o memorial do amor de Deus pelos homens!
A dificuldade das escolhas não pode impedir que elas se concretizem.
Como política e carnaval formam um par "perfeito" em Alagoas...
Garanta sua vaga!

Insira abaixo suas informaçães para efetuar o pré-cadastro neste curso.

 
Desafio Linguístico
Newsletter
Cadastre-se e receba novidades em seu e-mail.
82 8816.3133 | 82 9912.0630
made in zeropixel