Pedro Pontes de Miranda

       Tema – Lixo: questão de cidadania e responsabilidade social

O encaminhamento correto de resíduos é, sem dúvidas, um dos obstáculos mais árduos que as sociedades contemporâneas têm de enfrentar. Muito embora seja tratado – por muitos – como mera questão de cidadania, o lixo evidencia-se, também, como assunto de saúde pública e ambiental.

A Revolução Industrial foi um acontecimento importante para a história da humanidade, pois, com ela, vieram a ampliação do acesso aos bens de consumo e o desenvolvimento dos aglomerados urbanos; entretanto, gerou alguns problemas de difícil trato: a forte emissão de gases poluentes e, sobretudo, a desenfreada produção de detritos, sejam eles orgânicos ou não. Com isso, houve a necessidade da junção e do encaminhamento dos resíduos gerados, criando-se os prejudiciais e nocivos lixões.

Os lixões, que são lugares mal planejados, apresentam grande potencial como disseminadores de doenças e poluidores do meio ambiente. A solução mais viável para esse entrave é a substituição desses espaços por aterros sanitários, visto que eles não contaminam os lençóis freáticos, têm seus gases captados para tratamento e, principalmente, são devidamente protegidos após serem inativados.

A reciclagem é, também, uma eficiente maneira de lidar com a temática do lixo; todavia, não obtém muito êxito atualmente, graças à falta de comprometimento da população e ao fraco apoio governamental. Há que se pensar, ainda, que a reciclagem é uma solução alternativa de renda para os milhares de cidadãos que têm de conviver com a dura realidade de catadores em depósitos extremamente insalubres.

Assim, constata-se que o lixo é questão pertinente a todos, pois gera malefícios de ordem ambiental e social. É, portanto, de suma importância a criação de iniciativas que objetivem a reciclagem, o depósito apropriado de resíduos tóxicos (tais como pilhas e baterias) e a substituição total dos obsoletos lixões pelos vantajosos aterros sanitários.

____________________________________________________________________________

Pedro Pontes de MirandaProjeto Redação Nota Máxima (Turma 8.2/2013).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais de "Textos de Alunos"
O valor da humildade
Os sistemas de espionagem e o princípio de soberania das nações: um conflito cibernético em pleno século XXI.
A vida alheia e as urgências sociais.
Lixo: questão de cidadania e responsabilidade social.
Causas e efeitos do trabalho informal (Tema TRT-SC - técnico judiciário)
Quem julga sem equilibrar lucidez e sensibilidade não alcança a justiça.
Garanta sua vaga!

Insira abaixo suas informaçães para efetuar o pré-cadastro neste curso.

 
Desafio Linguístico
Newsletter
Cadastre-se e receba novidades em seu e-mail.
82 8816.3133 | 82 9912.0630
made in zeropixel