TEMA PROPOSTO: Causas e efeitos do trabalho informal
O disputado mundo do mercado de trabalho, no qual muitos visualizam a concretização dos seus sonhos, baseia-se em uma luta contínua e persistente, na qual somente os mais qualificados conquistarão as melhores oportunidades. Sob essas condições, a massa populacional despreparada não possui vez e vê, como alternativa, o mercado informal.
Nesse sentido, a falta de preparo profissional que a população brasileira majoritariamente possui, torna-se o ponto crucial para sua marginalização na esfera trabalhista. As empresas, quando ofertam vagas, analisam minuciosamente os currículos dos candidatos e concedem as mesmas aos mais qualificados. Associando essa discriminação à falta de incentivos governamentais para o preparo, a qualificação e a inserção no mercado formal, os desempregados se encaminham para a contínua realidade do trabalho sem carteira assinada.
Consequentemente, essas falhas no mercado de trabalho apresentam sérios danos para a economia e o desenvolvimento do país. Apesar de as últimas pesquisas do IBGE terem revelado um aumento na taxa de trabalhadores com carteira assinada e do novo projeto de lei que entrou em vigor para as trabalhadoras domésticas, que possuirão os mesmos direitos dos trabalhadores formais, há muito o que fazer para evitar a marginalização e o crescimento da pobreza, em alguns casos, aliados do mercado informal.
Embora haja preocupação com essa classe, seu ofício irregular não é indicativo para a falta de prosperidade. Um grande exemplo nacional é do empresário David Camelô, que iniciou sua atual fortuna com apenas R$12,00, vendendo doces nas ruas. Seu espírito empreendedorista o elevou aos grandes patamares.
Por isso, o Estado, em conjunto com as empresas privadas, deve criar projetos para a qualificação dos brasileiros informais e a disponibilização de vagas para seu ingresso no mercado de trabalho. Propostas de incentivo fiscal a corporações envolvidas nesses projetos, bem como o acompanhamento de assistentes sociais são, também, alternativas promissoras para o descobrimento de novos talentos para o Brasil, camuflados pelo trabalho informal.
___________________________________________________________________________________
Fayonnara Santos de Farias Cabral –
Aluna do Projeto Redação Nota Máxima – Turma 8.2/2013
Insira abaixo suas informaçães para efetuar o pré-cadastro neste curso.