DL 119 – Diversos

A história da Ouvidoria, no Brasil, começa com a chegada dos portugueses, em 1500. Inicialmente, a função da justiça era exercida pelo Rei, que, auxiliado por funcionários, já à época chamados ouvidores, resolvia as questões relacionadas ao dia a dia da Colônia. Dotados inicialmente de pouquíssimo poder de decisão, tais funcionários de el-Rei organizaram-se gradativamente e constituíram a Casa de Justiça da Corte, que, com o tempo, evoluiu para a chamada Casa de Suplicação, órgão judicial responsável pelo julgamento das apelações dos cidadãos nas causas criminais que envolvessem sentenças de morte. Foi, porém, Tomé de Sousa, em 1549, quem verdadeiramente deu início à estruturação do Poder Judiciário no Brasil, ao estabelecer o Governo-Geral e trazer consigo o primeiro Ouvidor-Geral, Pero Borges.

Internet: <http://www.camara.gov.br>.

Em relação ao texto acima, assinale a afirmação correta:

(A)  Pelos sentidos do texto, a substituição de “à época” (linha 4) por nessa época preserva a coesão textual e a correção gramatical do texto, o que não acontece com a substituição por naquela época.

(B)  As formas verbais “organizaram-se” e “constituíram”, ambas na linha 7, estão no plural para concordar com o mesmo termo com que concorda “Dotados” (linha 5).

(C)  O emprego de vírgula logo após a palavra “criminais” (linha 10) mantém inalterados o sentido e a relação sintática do período.

(D)  A forma verbal de subjuntivo “envolvessem” (linha 11) está no plural para concordar com “cidadãos” (linha 10).

(E)  Preserva-se a correção gramatical do período, embora, em alguns casos, com alteração de sentido, se a expressão “ao estabelecer” (linha 13) for substituída, sem outras modificações no texto, por qualquer uma das seguintes: quando estabeleceu, por estabelecer, porque estabeleceu, estabelecendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Garanta sua vaga!

Insira abaixo suas informaçães para efetuar o pré-cadastro neste curso.

 
Desafio Linguístico
Newsletter
Cadastre-se e receba novidades em seu e-mail.
82 8816.3133 | 82 9912.0630
made in zeropixel