DL 108 – Diversos

Não há dúvida de que, no início do século XXI, os Estados Unidos da América chegaram mais perto do que nunca da possibilidade de constituição de um “império mundial”. Mas, se o mundo chegasse a esse ponto e constituísse um império global, isso significaria — ao mesmo tempo e por definição — o fim do sistema político interestatal. E o mais provável, do ponto de vista econômico, é que tal transformação viesse a significar também o fim do capitalismo. Em uma linguagem mais próxima da física e da termodinâmica do que da dialética hegeliana, pode-se dizer que a expansão do poder global na direção do império mundial é, ao mesmo tempo, uma força que levaria o sistema mundial à entropia, ao provocar sua homogeneização interna e o desaparecimento das hierarquias e conflitos responsáveis pelo dinamismo e pela ordem do próprio sistema.

José Luís Fiori. Correio Braziliense, 25/12/2004 (com adaptações).

Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem como verdadeiros (V) ou falsos (F).

 1. O emprego da preposição “de” em “Não há dúvida de que” (linha1) justifica-se pela regência da forma verbal “há”.

2. Como na sequência há um complemento oracional, a omissão da preposição “de” em “Não há dúvida de que” (linha1) também estaria de acordo com as exigências da norma escrita culta.

3. Como o primeiro período do texto apresenta ideia relativa a um único país, o emprego do verbo chegar no singular — chegou — estaria de acordo com as exigências de concordância da norma escrita culta, sem necessidade de outras alterações no texto.

4. O emprego do futuro do pretérito em “significaria” (linha 3) é decorrente do emprego de estrutura antecedente que tem valor condicional, formada por verbo no imperfeito do subjuntivo.

5. Pelos sentidos do texto, é correto inferir que a palavra “entropia” (linha 8) está sendo empregada com o significado de equilíbrio, organização.

6. Para o trecho “que levaria o sistema mundial à entropia” (linhas 7-8), estaria também de acordo com as exigências da norma escrita culta qualquer uma das seguintes reescrituras: que levaria a entropia ao sistema mundial, que levaria à entropia o sistema mundial, que iria levar o sistema mundial à entropia.

7. Infere-se das informações e dos sentidos do texto que o dinamismo e a ordem do sistema político interestatal em vigor atualmente no mundo podem prescindir de hierarquias e conflitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Garanta sua vaga!

Insira abaixo suas informaçães para efetuar o pré-cadastro neste curso.

 
Desafio Linguístico
Newsletter
Cadastre-se e receba novidades em seu e-mail.
82 8816.3133 | 82 9912.0630
made in zeropixel