Dez dicas rápidas para uma boa redação

1. Na dissertação, não escreva períodos muito longos nem muitos curtos. Prefira utilizar 2 ou 3 linhas para cada período.

2. Na dissertação, não use expressões como “eu acho”, “eu penso” ou “quem sabe”, que mostram dúvidas em seus argumentos. Eleja expressões que denotam segurança: “sabe-se”, “é possível”, “a maioria dos cientistas afirma” etc.

3. Uma redação “brilhante” mas que fuja totalmente ao tema proposto será anulada. Atente bem para o que foi pedido e prefira um texto mais comum, porém totalmente de acordo com a proposta.

4. É importante que, em uma dissertação, sejam apresentados e discutidos fatos, dados e pontos de vista acerca da questão proposta.

5. A postura mais adequada para se dissertar é escrever impessoalmente, ou seja, deve-se evitar a utilização da primeira pessoa do singular.

6. Tente empregar menos verbos. Quando a utilização for imprescindível, lance mão daqueles mais comuns à escrita, que conferem elegância ao seu texto.

7. O texto dissertativo é dirigido a um interlocutor genérico, universal; a carta argumentativa pressupõe um interlocutor específico para quem a argumentação deverá estar orientada.

8. O que se solicita dos candidatos em um concurso (inclusive nos vestibulares) é muito mais uma reflexão sobre um determinado tema, apresentada sob forma escrita, do que uma simples redação vista como um episódio circunstancial de escrita.

9. A letra de forma deve ser evitada, pois dificulta a distinção entre maiúsculas e minúsculas. Uma boa grafia e limpeza são fundamentais.

10. De forma alguma empregue gírias ou frases muito comuns no dia a dia (as chamadas “frases feitas”). Ao contrário, seja inovador nos raciocínios e formule seus próprios conceitos.

Boa redação!

* Dicas da Folha de S. Paulo (adaptadas e ampliadas para este site).

One thought on “Dez dicas rápidas para uma boa redação

  1. elizabete disse:

    Muito boas as aulas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais de "Linguagens - Redação"
Orientações oficiais com base na LC 95/98.
Você pode ter uma surpresa com algumas das respostas. Veja aqui.
Aprenda brincando a nova ortografia da Língua Portuguesa!
Veja mais uma dissertação modelo, a partir de um tema de concurso público.
Garanta sua vaga!

Insira abaixo suas informaçães para efetuar o pré-cadastro neste curso.

 
Desafio Linguístico
Newsletter
Cadastre-se e receba novidades em seu e-mail.
82 8816.3133 | 82 9912.0630
made in zeropixel