André de Lima Fontan

TEMA PROPOSTO:

Leia com atenção o texto seguinte:

Muita gente vê como opção compulsória a decisão entre “julgar com a cabeça” e “julgar com o coração”. Nesses termos, razão e sentimento tornam-se incompatíveis. O homem deveria reconhecer e homenagear sua complexidade, jamais admitindo essa drástica separação, pela qual tanto sentimento como a razão saem diminuídos. Levando em conta o que afirma esse texto, redija uma dissertação em que você se posicionará, de modo claro e coerente, diante do seguinte tema:

Quem julga sem equilibrar lucidez e sensibilidade não alcança a justiça.

TEXTO: 

Aquele que resolve os conflitos nunca será um ser isento de emoções no momento em que julga. Cabe a ele buscar o melhor posicionamento entre seu aspecto racional e seu lado afetivo.

A ideia de um indivíduo completamente imparcial deve ser visualizada como uma concepção equivocada, uma vez que o próprio desenvolvimento emocional, inerente a qualquer ser humano, resulta em uma forma de compreender o mundo que é sempre anterior à tomada de certa decisão.

A natureza racional é construída através da formação técnica do julgador e aprimorada com sua experiência profissional. O verdadeiro equilíbrio está na conciliação entre conhecimentos acadêmicos e vivência pessoal. Ao julgar um caso que envolva questões familiares, por exemplo, é inevitável que o magistrado realize uma compreensão pessoal da lide, antecedente à interpretação e à aplicação da lei.

Dessa forma, é impossível o afastamento, por completo, das emoções; ao mesmo tempo, deve ser evitado o domínio daquelas sobre a razão. Portanto, o julgador deve manter uma postura mediana que o conduza ao encontro de uma solução eficiente para o conflito.

______________________________________________________________________________

André de Lima Fontan (Turma resolução de questões e redação – maio de 2011 )

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais de "Textos de Alunos"
O valor da humildade
Os sistemas de espionagem e o princípio de soberania das nações: um conflito cibernético em pleno século XXI.
A vida alheia e as urgências sociais.
Lixo: questão de cidadania e responsabilidade social.
Causas e efeitos do trabalho informal (Tema TRT-SC - técnico judiciário)
Quem julga sem equilibrar lucidez e sensibilidade não alcança a justiça.
Garanta sua vaga!

Insira abaixo suas informaçães para efetuar o pré-cadastro neste curso.

 
Desafio Linguístico
Newsletter
Cadastre-se e receba novidades em seu e-mail.
82 8816.3133 | 82 9912.0630
made in zeropixel